Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

Maior evento de sustentabilidade a nível nacional terá lugar de 6 a 9 de Junho em Braga, no Mosteiro de Tibães

O GreenFest, maior evento de sustentabilidade em Portugal, está de volta para a 2ª edição em Braga, de 6 a 9 de junho, desta feita no Mosteiro de Tibães. Este ano o tema será "O Planeta Água", promovendo a reflexão e cocriação em torno de um recurso vital para a sobrevivência.

No GreenFest celebra-se o que melhor se faz nas quatro vertentes: Ambiental, Social, Económica e Cultural. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão participar em workshops relacionados com Lifestyle, bem-estar, alimentação saudável, mostra de produtos biológicos e de comércio justo, assim como projetos inovadores com vista ao desenvolvimento de sociedades mais prósperas e sustentáveis. Poderão igualmente assistir a conferências, concertos, teatro, sessões de yoga e pilates, experiências de terapia na floresta, entre outros.

A Conferência de Abertura, dia 6 de junho, pelas 09:30H, com o tema “A Água, o Lixo e as Alterações Climáticas”, irá contar com o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o fundador do Instituto Lixo Zero, no Brasil, Rodrigo Sabatini, o Chief Sustainability Officer da Universidade Nova, Luís Veiga Martins, António José Correia, da direcção do Fórum Oceano, Sofia Santos, do Fundo de Inovação Social e Pedro Teiga, coordenador nacional do Projeto Engenho e Rios. A Conferência será moderada pelo Vereador do Ambiente e Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa. O dia continuará com a Cerimónia Galardão Eco-Freguesias XXI 2019 da Associação Bandeira Azul da Europa, marcada para as 14 horas, que reconhecerá as freguesias nacionais que demonstraram um consistente compromisso com a sustentabilidade e termina com uma “Bioaventura Noturna” do Projeto BioAventuras.

A Conferência GTrends, agendada para as 14 horas e cujo tema é “Tendências Verdes”, é o destaque da programação de sexta-feira. Representantes do INL, Bosch, Fujitsu ou Finerge juntam-se para refletir e partilhar opiniões sobre tendências que estão a moldar o presente e a redesenhar o futuro. Não obstante, são muitas as iniciativas marcadas para o dia 7, pelo que, durante a manhã, importa referir o Encontro de Boas Práticas Municipais Lixo Zero em Portugal, a Conferência Eco-Escolas – Boas Práticas e a Sessão “Sustentabilidade numa Sessão de Lego Serious Play”. No período da tarde, os visitantes poderão assistir igualmente à Conferência Green Key, Turismo Sustentável da ABAE e à Palestra do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável “Discover Sustainability”.

Fim-de-semana é sinónimo de famílias para o GreenFest com uma programação que integra todas as gerações. Destaque no dia 8 para a “Forest Nature Experience”, por parte da Re-Nature, cujo objetivo prende-se ao desenvolvimento da atenção plena, ligação sensorial e consciente com a natureza. O passeio de duas horas está agendado para as 11:30h. O visitante poderá também assistir aos workshops “Cerveja Artesanal” e “Essência da felicidade” durante a tarde, sendo que Mariana Root e Kabeção Rodrigues darão por terminado o dia com o “Concerto Água”, pelas 19 horas.

O último dia do maior evento de sustentabilidade em Portugal contará com dois Tours interpretativos do Mosteiro de Tibães, de manhã com o tema “Água” e à tarde “Economia Circular”, já Eunice Maia, fundadora da Maria Granel dará “Dicas para Reduzir o Desperdício” e está agendada uma Mesa Redonda com o tópico “Água Doce, Água Salgada, nosso património” organizada pelo Centro de Comunicação dos Oceanos. Entre workshops, peças de teatro, showcookings, yoga, palestras e passeios, o GreenFest terminará com vários concertos em diferentes pontos do Mosteiro de Tibães.

“O GreenFest tem como objetivo, entre outros, sensibilizar para as questões ecológicas e da inovação social, contribuindo para a mudança de comportamentos do cidadão e das comunidades”, sublinha Pedro Norton de Matos, mentor e organizador do certame.

A água é vista como a fonte da vida, fator de ligação e um elemento comum na sociedade, pelo que, e mantendo a abordagem do ano passado relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, serão abordados temas ligados a esta matéria como “Água Potável e Saneamento, “Energias Renováveis e Acessíveis”, “Indústria, Inovação e Infraestruturas”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Ação Climática”, “Proteger a Vida Marinha” e “Proteger a Vida Terrestre”.

O GreenFest estabelece-se como uma plataforma de opiniões e experiências green, revelando as novas ideias, produtos e projetos criados com o intuito de desenvolver um modelo de prosperidade sustentável.

Green Media
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest

Tem um projecto em mente?

Teremos o maior prazer em concretizá-lo.